quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercício interessante.


Vamos a estatísticas? Sim, vamos. Eu sei que vocês adoram estas coisas dos números. É somar, é dividir, quiçá multiplicar e no final dão uns valores muito giros que podemos admirá-los e, imaginem, talvez tirar conclusões.
Ora bem, peguei nos últimos dez anos de 1ª Liga e comecei a fazer contas ao número de cartões que foram mostrados aos três grandes, amarelos e vermelhos. Desde a época de 2003/2004 até à actual 2012/2013, o Sporting viu ser-lhe mostrados 849 cartões amarelos, dos quais 34 vezes ao mesmo jogador na mesma partida, o que resultaram em 34 vermelhos, mais os 17 vermelhos directos, totaliza 51 vermelhos. Já o Porto, e resumindo, no mesmo período teve um total de 756 amarelos e 29 vermelhos.
Não sei se, com tantos números e tantas letras à mistura, perceberam alguma coisa, mas eu simplifico. O Sporting nos dez últimos anos de liga teve mais 93 amarelos e 22 vermelhos que o Porto. Eu repito pausadamente para poderem assimilar. Mais... 93... amarelos... e... 22... vermelhos... que o clube do... Vaticano.
“Então e o Benfica?”, pergunta o fervoroso adepto encarnado? Calma, calma. Eu sei que já aviaste a tua mulher na ânsia de saber os resultados e quero fomentar o bom ambiente familiar. Por isso tenho boas notícias para ti. Não todas, mas algumas.
O Benfica viu-lhe mostrados 797 cartões amarelos e 49 cartões vermelhos. Mais 41 amarelos e 20 vermelhos que o Porto. Sei que era isto que o adepto benfiquista queria saber, mas mesmo assim, desculpem, o Sporting está no topo do pódio da cartolina.
Mas se olharmos apenas para a época actual, vemos algo muito interessante. Até à recente jornada 26 foram mostrados ao Benfica 47 amarelos e 5 vermelhos, enquanto o Porto viu 43 amarelos e 1 vermelho. Dirão os benfiquistas “Estão a ver, ainda temos mais”. Pois têm, mas o Sporting dá um bigode que envergonha todos com 84 amarelos e 5 vermelhos.

Os leões têm portanto mais 41 amarelos que o Porto e mais 33 que o Benfica, ou seja, o Sporting tem quase o dobro dos amarelos dos rivais nesta ápoca. Tem 4 vezes mais vermelhos que o Porto e, vá lá, os mesmos que o Benfica – pois, aqui temos de dar um grande desconto pois estes têm o Maxi.
Este resultado está em linha com a teoria de que o xadrez da fruta está actualmente muito mais equilibrado - eu disse-te, benfiquista, que isto não eram só boas notícias, mas deixa lá a Maria em paz.
Bom, depois deste exercício interessante só há uma conclusão a tirar:
Chiça, é preciso ter azar. Logo fui escolher ser de um clube de sarrafeiros.
Os dados estatísticos foram retirados do site zerozero e estão apresentados nas seguintes tabelas:


Sem comentários:

Enviar um comentário